quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Olhar Interior



Ouvir e observar nossos estados emocionais, se feito de forma correta, pode produzir por si só a auto-cura. Aprender a se olhar por dentro significa procurar o nosso tesouro mais precioso. Muitas vezes utilizamos somente a inteligência de superfície, uma inteligência exterior, feita somente daquilo que é grudado em cima de nós. Aquilo que chamamos de “EU” é somente uma série de eventos que a vida depositou dentro de nós. Identificados neste “EU”, não conseguimos vencer nem enfrentar as dificuldades da existência.

Mas o homem tem uma alternativa, melhor do que qualquer ser vivo. Sabe fazer uma coisa: se olhar por dentro e olhar a si mesmo. E desta capacidade, específica do ser humano, deriva uma fundamental conseqüência, que é reconhecer a necessidade de mudar (se modificar, se transformar). Praticando, percebe que o simples fato de observar a si mesmo produz específicas mudanças nos seus processos interiores.

Começar a compreender que a observação de si mesmo é um meio para mudar é, por fim, um instrumento para despertar. Observando a si mesmo o individuo projeta de qualquer forma um raio de luz sobre os seus processos interiores, que até então se efetuavam em uma obscuridade quase que total. Somente quem se olha por dentro tem a possibilidade de mudar.

Vontade, determinação, esforço, sacrifícios... Nada disso nos ajuda a superar as dificuldades, o mal-estar. Para sair dele precisamos libertar aquilo que, sem saber, já possuímos. Para atingir esta capacidade, precisamos aprender o olharmos-nos por dentro com simplicidade, com atenção, com carinho, com humildade, aceitando sem negociar as respostas que encontraremos. Precisamos perceber o centro de nós mesmos, a nossa essência, o nosso verdadeiro “ser”, o lugar de onde não podemos nos perder.

Aprendemos a entrar conscientemente no permanente presente do nosso corpo: olhando-nos por fora, percebemo-nos por dentro. Ao observá-lo em momentos limite de gestualidade e de equilíbrio - a nossa própria comunicação não verbal -, conseguimos perceber e encontrar o nosso verdadeiro mundo interior.

Incontáveis fantasias, comportamentos e atitudes que nunca contaremos a alguém, um passado que gostaríamos esquecer... Muitas vezes temos um lado obscuro e escondido em nós que tentamos negar ou mascarar. Vamos então tentar observá-lo com um olhar neutro, sem julgamentos, sem críticas, para de repente perceberemos novos caminhos a serem percorridos na nossa vida. Vamos transformar este lado escondido em um aliado indispensável na nossa vida de todos os dias.

É difícil se livrar dos nossos maus pensamentos. Nunca conseguimos deixá-los longe e eles acabam estragando a nossa existência. Os maus pensamentos são os verdadeiros inimigos que prejudicam a nossa mente. E podem se tornar obsessivos, ocupando cada instante do nosso dia.

A Hipnose Dinâmica, através dos tratamentos, ajuda os pacientes a se livrarem destes quadros negros, transformando os medos, as emoções negativas, as fantasias auto - prejudiciais em energia criativa, prazer e bem estar. Ajuda as pessoas a responderem as constantes perguntas sobre o que estão fazendo de errado na vida, sobre o que não está certo, permitindo a recuperação da auto-estima e uma vivência melhor com as próprias emoções.

Com a Hipnose Dinâmica pesquisam-se as antigas imagens guardadas na mente, dando formas e conteúdo a elas, através da Comunicação Não Verbal, favorecendo a vitória sobre a ansiedade, ao pânico, podendo criar novas metas de vida e aumentando todos os limites, aprendendo a alcançar a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário