segunda-feira, 20 de março de 2017

CUIDAR DE SI



O melhor caminho para aproveitar nossos recursos
7 dicas para viver melhor

Os mal-entendidos da vida levam muitas pessoas a acreditarem que não há tempo para cuidar de si mesmo como precisaria, e que amar a si próprio é uma opção complicada a ser posta em prática. Mesmo querendo, muitos nem sabem como fazer. Cuidar de si é bem simples, é só se deixar levar por um pouco de carinho e atenção, aproveitando da melhor forma os recursos e as qualidades, que cada um carrega consigo naturalmente.
As artes marciais nos ensinam como aproveitar a nosso favor a força do oponente; e cuidar de si nada mais é do que transformar a nossa fragilidade, a nossa insegurança e a nossa inquietude, em pontos de força a nosso favor.
O nosso lado escondido, escuro, é o verdadeiro tesouro da nossa vida. Precisamos observar, entender e valorizar  melhor tudo aquilo que representa o lado obscuro da nossa alma: coisas que não gostamos, o que não aceitamos em nós mesmos, pensamentos que nos incomodam, as frustrações, a ansiedade, os desgastes e a sensação de inadequação, entre outras insatisfações. 
Na medida em que conseguirmos dar espaço a manifestação de toda essa energia mascarada e escondida, estaremos contribuindo com o nosso equilíbrio, de forma a alcançar os nossos objetivos essenciais: o prazer e a felicidade.
Precisamos estar prontos para enfrentar ideias e sentimentos maléficos e vergonhosos, a fim de  poder enxergar a contrapartida bonita e agradável presente em nós mesmos. Reflita: preciso ter uma visão completa de quem eu sou, do que eu quero e do que estou fazendo aqui, preciso viver mais tempo sem máscaras, escudos ou defesas, para poder me reconhecer, me apreciar e me valorizar. 
Se passar muito tempo com essas barreiras e limitações, a hora que quiser tirá-las, talvez perceba que jogou fora tudo de vez e pode ser tarde demais para um retorno. 

A seguir, as 7 dicas para viver melhor.

TEMPO E ESPAÇO
A briga contra o tempo e o espaço torna-se cada vez mais árdua: o tempo nunca é suficiente e o espaço é cada vez menor para as nossas necessidades. Vamos tentar olhar nosso tempo e nosso espaço de forma contemplativa - como uma figura -, para poder identificar cada detalhe com maior tolerância e disponibilidade,  conseguindo superar e vencer as restrições.

ALIANÇAS COM O LADO OBSCURO
Vamos tentar transformar os Sapos da nossa vida em Príncipes, vamos entender a mediocridade do gênero humano, vamos descobrir o lado obscuro, mascarado, escondido da nossa personalidade, sendo mais tolerantes conosco e com os outros. Vamos vivenciar as mesmas emoções que sentimos quando assistimos no cinema as maldades de uma bruxa ou a ambiguidade de um magico, abertos para vivermos surpresas, encontrando nesses sentimentos maior liberdade e leveza, dia após dia.

MEDO DE TER MEDO E DE FICAR SÓ
Assim como o Ócio é o pai dos vícios, a Solidão enche nossos pensamentos de ideias, perguntas e respostas: é delas que temos medo de fato. Vamos deixar esses espaços criados pelo Ócio e pela Solidão para o Nada, assim como quando estamos sozinhos no silencio e no escuro do nosso quarto, de olhos abertos, criamos viagens e imagens. Dessa forma,  despertamos sensações e aprendemos a brincar com todas essas emoções e sentimentos, conseguindo relaxar e nos deixar levar. De acordo com as filosofias orientais, a Escuridão e a Solidão conseguem sarar todos os males do indivíduo.

CONDICIONAMENTOS EXTERNOS
A grama do vizinho é sempre mais verde...como conseguir não nos deixar influenciar pelos outros, pelos modelos de vida diferentes do nosso? Melhorando nossa autoestima, reconhecemos e valorizamos nossas características, criando nossos próprios valores e códigos éticos e de conduta, assim identificamos e aprendemos a nos proteger e defender das manipulações, assumindo uma maneira peculiar de nos colocar em relação aos outros: quem não me quer, não me merece!

ATIVAR OS RECURSOS INTERNOS
É sabido que utilizamos uma mínima parte do nosso potencial mental e que quando treinamos e nos concentramos em determinada tarefa, conseguimos um desempenho até então impossível. A capacidade de adaptação e a flexibilidade da nossa mente são fatores que possibilitaram à nossa espécie evoluir e se desenvolver em qualquer situação. Para reativar essa potencialidade, vamos nos aproximar e gerir cada vez mais o nosso corpo e nosso destino. 

ENCONTRAR A PRÓPRIA IDENTIDADE
Nunca vamos conseguir ser nós mesmos e estar de bem conosco, enquanto não falarmos o que pensamos e não fizermos o que queremos: para conseguir vencer essas resistências, precisamos ativar ao extremo nossa autocrítica, atingir nossa essência, ser sinceros conosco e assumir aquilo que somos, tentando nos lapidar cada dia mais e nos tornar uma pedra polida, cada vez mais bonita.

ACREDITAR E CONFIAR NOS PRÓPRIOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES
Precisamos desenvolver cada vez mais nossas percepções, confiando mais no nosso instinto e nas nossas emoções: nosso inconsciente, por estar livre de censuras, restrições, condicionamentos e regras da nossa mente consciente - lógica e racional -, percebe a vida de forma mais intensa e sábia. Ao contrário da nossa razão, muitas vezes distorcida, nossa emoção nunca se engana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário