quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Grávidas aderem à hipnose para evitar dores no parto







Hipnose Dinâmica é uma ferramenta que funciona como ponte para o inconsciente,
auxiliando principalmente a minimizar a ansiedade na jornada dos 9 meses


A técnica do Hipnonascimento, como vem sendo chamada, foi desenvolvida nos Estados Unidos há 15 anos pelo obstetra inglês Grantly Dick-Read. Atualmente está sendo cada vez mais difundida na medicina obstetrícia para aliviar a dor no momento de dar a luz. Consiste em aprender a auto-hipnose para trazer os bebês ao mundo de uma maneira mais calma e pacífica. A mãe é treinada para se envolver com os movimentos da criança e trabalhar em harmonia com o corpo.

Gestação e parto são fisiológicos e naturais, e a hipnose pode ajudar a aliviar vômitos da gravidez, dores lombares e aquela vontade constante de fazer xixi - além de diminuir a ansiedade, e assim ajudar a disciplinar a alimentação da gestante, evitando ganho excessivo de peso. Durante o parto, a hipnose pode induzir o paciente a um relaxamento muscular. Pode ainda diminuir a incidência outras complicações, da depressão pós-parto e estimulação da lactação.


Hipnose Dinâmica
A Hipnose já deixou de ser chamada de técnica milenar e atualmente é considerada uma técnica moderna, com abordagem terapêutica, empregada pela medicina, psicologia, odontologia e reconhecida por associações cientificas do mundo todo. Frequentemente mal entendida e quase sempre polêmica, a hipnose foi muito explorada como charlatanismo, teatro e circo. Na década de 60 Jânio Quadros criou uma lei regulamentando o seu uso, porém no governo de Fernando Collor de Mello a lei caiu e a técnica passou a ser regulamentada de novo pelos Conselhos de Medicina, Psicologia e Odontologia nos últimos anos.

A Hipnose Dinâmica funciona utilizando-se da Comunicação Não Verbal (CNV), aproveitando uma brecha do consciente para atravessar os bloqueios emocionais de cada um. Mas a Hipnose Dinâmica não consegue fazer com que as pessoas façam algo contra sua vontade. A Hipnose Dinâmica é um processo sugestivo e imaginativo. Todos nós somos hipnotizáveis, mas para o tratamento dar certo a pessoa precisa querer. Para colocar a paciente em estado hipnótico com a técnica dinâmica o psiquiatra leva de três ou quatro minutos.

A Hipnose Dinâmica funciona como uma "ponte", para mostrar exatamente que a solução está dentro de cada pessoa. E está bem longe da fantasiosa imagem do pêndulo e do sono profundo. Pode ajudar a gestante a eliminar situações traumáticas que gravaram emoções ruins no inconsciente, fazendo-a eliminar os valores negativos, que prejudicam o processo de tranqüilidade durante a gestação, trocando-os por outros positivos que favoreçam o bem estar físico e emocional, na gravidez, durante o parto e no período pós-parto.

Aprender a relaxar e viver experiências positivas torna a pessoa capaz de dominar seus temores, adquirir sabedoria e conquistar a chave dos segredos do inconsciente, deixando de ser mais uma vítima das circunstâncias, gerando uma grande força criativa, qualidade de vida e tão buscada, porém nem sempre no caminho correto, felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário