segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cresce o número de pessoas com Transtorno Bipolar, mas como diagnosticar?



Atualmente, mais de 10% da população é diagnosticada com Síndrome do Pânico, a doença ficou mais popular, mas o “autodiagnóstico” é uma crescente que assusta. “Volta e meia, eu cruzo com pacientes que chegam ao meu consultório já com esse rótulo. Hoje em dia, assim que as pessoas entram num consultório médico e falam de qualquer alteração no humor, são diagnosticadas e, pior ainda, tratadas como sofrendo dessa desordem. Alguns médicos ainda afirmam que eles terão de tomar remédios o resto da vida”, salienta Dr. Leonard F. Verea, psiquiatra especialista em Hipnose Dinâmica e diretor do Instituto Verea.

Precisamos ficar atentos, especialmente na hora do diagnóstico, afinal alguns elementos externos como um adolescente, lidando com dificuldades emocionais características dessa idade, sofrer variações de seu humor, ou uma pessoa que acaba de perder algo ou alguém importante em sua vida e fica triste corre o risco de receber esse diagnóstico inadequadamente. Isso não é uma desordem bipolar.

Nós sabemos que o humor do cidadão saudável varia constantemente em resposta a estímulos internos e externos. Isso não poderia deixar de acontecer. O ser humano não é uma máquina, um computador desprovido de afeto. Ao contrário, somos frágeis e imaginem quantas coisas no dia a dia podem afetar o nosso bem-estar? São milhares. Entre uma oscilação inevitável do humor, que é parte da condição humana, e o quadro clínico da Desordem Bipolar existe uma gama de severidade que vai desde o que poderia ser considerado normal até o mais patológico. A pergunta clínica então é sempre a mesma: quando uma oscilação do humor se torna uma desordem que deve ser tratada pelo psiquiatra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário