quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Ansiedade, depressão ou doença bipolar? Como identificar? Faça já o teste!






À primeira vista os sintomas da ansiedade, depressão e transtorno bipolar (TB) podem até ser confundidos entre si, mas apesar de parecerem semelhantes são bem diferentes. “Um pouco de ansiedade faz parte da vida, mas passa a ser um problema quando toma conta do indivíduo sem motivo aparente interferindo em sua vida, no trabalho e até mesmo no lazer. É importante entender o que está acontecendo com a pessoa.

Caso não seja demasiada, a ansiedade pode ser boa, já que as incertezas nos impulsionam a viver e produzir. “Porém, em excesso, pode ser paralisante, impedindo que a pessoa reaja ou faça coisas simples, como dirigir ou andar de elevador, apenas pelo desconforto que causarão.

Quando o assunto é depressão, engana-se quem acredita que a doença deixa suas marcas apenas no humor do paciente. Os sintomas vão muito além da tristeza e podem impactar física e emocionalmente e até causar alterações na funcionalidade da pessoa acometida. Dores no corpo, tristeza profunda, ansiedade e a perda de interesse em fazer coisas que antes eram prazerosas são só alguns dos sintomas. A falta de percepção desses sinais dados pelo organismo ou a insistência em interpretá-los como “normais” ou “passageiros” pode mascarar a depressão atrasando seu diagnóstico e prejudicando seu controle.

Caracterizado pelas oscilações repentinas de humor, com episódios de depressão e mania, que podem ser concomitantes, parece simples identificar o transtorno bipolar, mas seu diagnóstico pode demorar a vir se os sintomas apresentados pelo portador forem brandos e a família tolerante a eles. Alguns pacientes mostram-se na maior parte do tempo depressivos, sem estímulos para levantar da cama ou trabalhar, por exemplo.

Muitas vezes, por questões sociais, esse indivíduo leva muito tempo para procurar ajuda, podendo ser visto até mesmo como preguiçoso, quando na verdade está sofrendo com o transtorno. Quando o paciente fica maníaco, os sintomas se tornam mais intensos e o diagnóstico tende a ser mais rápido. O histórico familiar também ajuda na hora de identificar a doença, pois quanto mais casos na família maiores são as chances de um membro desenvolvê-la.

O ideal é procurar ajuda de um especialista quando suspeitar que algum destes males possa acometer você ou um membro de sua família. Afinal, a confusão de sintomas e o atraso de um diagnóstico correto podem comprometer o tratamento e a saúde do paciente. Veja quais os sintomas mais comuns de cada enfermidade:

 Ansiedade
·         Agitação
·         Medo ou preocupação exagerada
·         Dores nas costas e contrações musculares
·         Mudanças repentinas na temperatura do corpo
·         Dificuldades de locomoção ou excesso de energia
·         Palpitações
·         Suor excessivo

Depressão
·       Humor deprimido
·         Agitação ou lentificação dos movimentos
·         Insônia ou muita sonolência
·         Ansiedade
·         Falta de concentração
·         Dificuldade de tomar decisões
·         Fadiga diária
·         Dores no corpo
·         Alterações no peso e apetite
·         Perda de interesse em fazer coisas que antes eram motivo de prazer

Transtorno Bipolar
   ·      Oscilações de humor repentinas – crises alternadas de euforia e depressão, podendo ser concomitantes
  ·       Diminuição da capacidade de avaliação e senso crítico

Fase maníaca:
·         Diminuição do sono
·         Euforia e hiperatividade
·         Fala exagerada
·         Exacerbação da sexualidade
·         Irritabilidade e agressividade
·         Incapacidade de controlar adequadamente os impulsos
·         Aceleração do pensamento e distração elevada

 Fase depressiva:
 ·         Pessimismo
·         Baixa autoestima
·         Dificuldade de concentração
·         Aumento do sono
·         Tristeza
·         Fadiga excessiva e desânimo
·         Diminuição da libido

Assim como as doenças, seus tratamentos são diferentes. Procurar ajuda médica é essencial quando esses sintomas surgem e incomodam por mais de duas semanas. 



Teste sua ansiedade e estresse -  Clique no link abaixo para descobrir


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário